É possível que já tenha ouvido termos como “viatura certificada” ou “viatura de interesse histórico”. Mas afinal, o que é isso?
O QUE É O CERTIFICADO? É um documento que atesta a viatura como tendo potencial histórico, reconhecendo a mesma como Clássico ou Futuro Clássico. É um fator de valorização da viatura, uma vez que garante que a mesma se encontra próxima do seu estado original. Este reconhecimento é particularmente útil perante as seguradoras em caso de acidente ou para a circulação em cidades com Zonas de Emissões Reduzidas como é o caso da cidade de Lisboa.
QUEM CERTIFICA? Para começar, perante o Governo Português, existem 3 entidades oficiais para a realização da certificação a clássicos e a pré-clássicos, nomeadamente: O Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA), o Automóvel Clube Português (ACP) e a Fundação Abel e João Lacerda (Museu do Caramulo).
QUAIS AS VANTAGENS? A certificação permite que a viatura fique isenta da anual Inspeção Periódica Obrigatória, passando essa inspeção a ser feita de 4 em 4 anos (pelo menos) por uma das entidades referidas anteriormente. De ressalvar que toda e qualquer viatura anterior a 1960 está automaticamente isenta de IPO. Outra ressalva é que todas as viaturas anteriores a 1981 estão isentos de IUC, mas os posteriores a essa data com a Certificação poderão pedir essa mesma isenção, logo que tenham pelo menos 30 anos de idade.
QUE VIATURAS PODEM SER CERTIFICADAS? Existem dois tipos de viaturas: os pré-clássicos (viaturas com 20 a 29 anos) e os clássicos (viaturas com 30 ou mais anos).
Se tem uma viatura com as características supramencionadas acredite que vale muito a pena fazer a sua certificação, seja no comércio ou na manutenção da viatura no seu espólio.
Comments